Iluminação é indispensável

Porque o dia não tem 26 horas? Às vezes sinto falta de umas horinhas a mais no dia para fazer tudo que eu queria. Uma delas, claro, é o blog! Vocês não sabem como fico para morrer quando não sento para ler sobre decoração e pensar as pautas e também publicar um post novo! Outra coisa também que me deixa bem incomodada é o fato de não conseguir visitar os blogs de vocês. Acho que estou sofrendo de SAB...síndrome de abstinência blogosférica. Por isso peço desculpas, mas prometo que assim que organizar melhor meu tempo essa falha não mais acontecerá!

Mas vamos ao que interessa! Resolvi falar hoje sobre iluminação. Já era um assunto que tinha interesse de abordar aqui, mas que ainda não tinha parado para ler e entender mais sobre o efeito dela na decoração. Lógico que quando se tem uma casa ou um espaço com um projeto luminotécnico bem elaborado você percebe a diferença. Quadros bem iluminados, luminárias belíssimas, abajurs charmosos, enfim...são notados quando completam o todo da decoração de forma harmoniosa e correta.

O curso do site Casa da Abril dá dicas valiosas. O primeiro ponto que Baba Vacaro e Guinter Parschalk (profissionais responsáveis pelo módulo de iluminação) abordam é saber que tipo de atividade será realizada em cada cômodo. O casal tem hábito de ler antes de dormir, qual local será escolhido para a maquiagem, qual será o ambiente de estudo, todos esses detalhes são importantes e imprescindíveis para o resultado final. Vou citar uma frase que achei que resume bem esse trabalho, "iluminar é quase uma equação – não muito simples – e que por isso contar com um especialista faz diferença". O chato é justamente a parte R$. Nem sempre temos grana disponível para esse serviço. Já gastamos com os móveis, com a pintura e com os objetos que complementam a decoração. Mas um dos objetivos da iluminação é justamente valorizar todos esses detalhes.

Sempre que vejo uma iluminação bonita que realça ainda mais a decoração eu fico pensando, será que quando for decorar minha casa vou me preocupar (R$) com esse detalhe. Caso não dê para investir em um projeto bacana, é bom separar um dinheirinho para um luminária diferente, abajurs bonitos ou leds decorativos. Vai da opção de cada um. A minha amiga Fernanda do blog Minha Casinha Nova ensinou a fazer um abajur lindo. É uma boa dica colocar a mão na massa e poder dizer eu que fiz.

Olha como ficaram lindos (em seu blog ela ensina o passo a passo para criar o seu)


Semana passada recebi um e-mail do Rod Costasi da Romero Murão, empresa de arquitetura e design de São Paulo, contando sobre o lançamento de uma linha de iluminação, luminárias feitas com led e uso específico de refração. Mas ainda vai demorar um pouco, será só em novembro. Estou ansiosa para conferir e dividir com vocês. Enquanto isso vai algumas imagens de inspiração.

Essa imagem é de um projeto do arquiteto Luis Navarro (adoro o trabalho dele)


Abajur - Casa Abril


Outubro está chegando e logo trarei o segundo profissional para a sessão Palavra de quem entende. E já ia esquecendo de divulgar o resultado da nossa primeira enquete: 62% responderam que sim, se preocupam e muito com a decoração da casa; 34% disseram que sim, mas não entendem do assunto e apenas 3% não consideram a decoração uma prioridade. Participe da nova enquete...Você acredita que para decorar a casa é necessário a orientação de um profissional? (a enquete está à sua direita)

Criatividade que decora

Corre que o tempo está passando! Olá pessoal! Correndo para dar tempo de fazer tudo! E aí conferiram o programa Tarde Livre? Eu assisti pela internet (entre uma pausa e outra do trabalho) e assim que encontrar o vídeo no youtube, posto para vocês. Hoje vim divulgar o trabalho de uma pessoa querida, a tia Estela. Desde que fiz o blog eu já pensava em colocar as coisas que ela produz em seu atêlie. Eu fico me coçando para comprar tudo. E também é uma boa ideia para presentear.

O blog está quase perto de completar dois meses e somente esse final de semana é que fui na casa dela (ela é mãe de um grande amigo do meu noivo). Lógico que não perdi tempo e perguntei se podia divulgar no meu blog. Aqui está para vocês, tenho certeza que vão amar!

Esse é um dos meus preferidos. Descobriu o que é? Porta-pão! Quando ela me mostrou a primeira vez pensei que fosse para colocarmos panelas quentes. Mais basta abotoar alguns botões e pronto...surge o porta-pão. Lindo né?

Vai para um almoço de família? Nada mais de levar as travessas de comida na mão. Muito mais fofo usar esse porta-travessa. Mais prático e mais chic não acham? Eu quero um desse também!

Aqui já para manter o carro limpinho. Uma lixeirinha charmosa!

Quem anda com a agenda dentro da bolsa sabe o quanto ela fica toda feiosa. Essas capinhas funcionam como protetor, além de deixar a agenda muito mais linda!
 
Vai viajar? Nada mais prático do que um porta-calcinha e sutiã e porta-sandálias para arrumar sua mala. Esse eu já tenho, com uma estampa verde (minha cor preferida)

Essa dica é para as costureiras de plantão. Porta-tesoura!


E para quem usa seus próprios utensílios na manicure, um porta-alicate.

Lindos né?! E tem muito mais, é só conferir no orkut da tia Estela. Ah...e ela aceita encomendas viu! É nessas horas que eu queria saber costurar...mas enfim...cada um com seu talento! Espero que tenham gostado.

Meus primeiros presentes

Sabadão tudo de bom! Hoje vim mostrar os primeiros presentes que ganhei para minha futura casa. Um deles foi uma surpresa engraçada. Ontem me encontrei com uma grande amiga que será minha madrinha de casamento, irmã gêmea da que será mãe brevemente (João Pedro). A Marina acompanha o meu blog sempre que pode e viu em uma das postagens algo que falei que seria um sonho de consumo (vocês se lembram?).

Pois num é que doida fez igualzinho para mim um ímã de geladeira que vi no blog Brincando de Casinha, da Mari Mello. Adorei! Adoro presentes que você sente o carinho de quem deu! (não é à toa que será minha madrinha, afinal é uma das irmãs que Deus me deu)

Esse é o original do blog da Mari

Esse é o que a minha amiga, Marina, fez!


Deu para perceber o quanto gosto de ímãs! Ganhei também da minha tia algumas peças que ela bordou em ponto cruz. Estão lindas! Um centro de mesa e algumas almofadas que ela ainda irá costurar, mas não resisti e fotografei para mostrar para vocês. Detalhe, como ainda não tenho minha mesa belíssima, coloquei as peças no sofá daqui de casa. Não podia esperar para mostrar isso, apenas quando tivesse na minha futura casa com meu futuro marido (ah futuro que não chega logo! Eu sei...tudo tem seu tempo)
Centro de mesa

Ele em detalhe

Essas serão futuras almofadas (ainda falta costurar e colocar o recheio)

Aqui em detalhe o bordado


Bom receber presente né! Falando neles recebi alguns selinhos mimosos do blog da querida Nana. Ofereço para todas as minhas leitoras! E agradeço a Nana o carinho...saiba que é recíproco.

Paixão por decoração

Sem tempo nenhum para postar! Vim só para contar uma novidade bem legal! Há um tempo atrás, navegando pela internet, descobri o blog Melhor a Pé, escrito pela jornalista Lina Cavalcante. Esse blog fala das promoções da Av. Monsenhor Tabosa, onde você encontra opções legais de moda e com um preço mais camarada (tem coisa cara também). Na época eu estava louca atrás de tops para usar com blusas de ombro caído e encontrei a dica de uma loja no blog. Lógico que fui bater lá para comprar vários.


Desde então, sou leitora assídua do blog e meio que tinha a sensação de conhecer a Lina (assim como tenho com as amigas virtuais que fiz através do Home). Até realizei uma entrevista com ela para o Portal 30Giga, no qual trabalho. Enfim...tudo isso para contar que ontem, no final da tarde vi um recado dela no twitter pedindo para falar comigo urgente! Curiosa como sou corri para o telefone para saber o que é...era um convite super fofo para participar do programa Tarde Livre da TV Diário (aqui de Fortaleza). Segunda-feira rolará uma pauta que muito nos interessa meninas: decoração!                                                                                  

Pena que não vou poder ir dessa vez (Lina se quiser me chamar outras vezes, vou super viu!). O foco é decoração de quartos de bebês, trazendo opções baratas e bonitas para as mãezonas que estão sonhando com o quartinho de seus filhotes. Adesivos de parede, berço de cesto ou berços que se transformam em cama, enfim...vai ser muito bacana! Quem quiser conferir é só acessar o site da TV Diário, segunda-feira (28/09), às 15 horas e conferir a transmissão ao vivo.


P.S.: O que mais gostei foi ter falado com a Lina! Já achava ela super simpática e ouvindo a voz dela, achei muito                                             mais!                                        

Decoração infantil

Sábado passado recebi uma visitinha em casa pra lá de especial. Uma das minha melhores amigas veio me mostrar o barrigão do meu sobrinho de coração, o João Pedro. E lógico, perguntei para ela se estava acompanhando o meu blog como a irmã dela faz (elas são gêmeas). Para minha tristeza ela me disse que estava sem internet, mas adorou tudo que mostrei.


Foi aí que me toquei que nunca publiquei nada sobre decoração de quartos infantis. Como meu instinto materno ainda não tinha aflorado para esse tipo de decoração (e espero aflorar apenas daqui uns três anos) descobri que apesar de ler e ver imagens lindas, não me despertava o interesse em publicar aqui. Egoísta! Tenho que agradar as minhas leitoras queridas que me dão alegrias todos os dias com comentários fofos. E vai que uma delas quer justamente ver uma dica de quarto para seu filho ou filha.

Pois é...então dedico esse post ao João Pedro! Um dos presentes do seu chá de fralda!

P.S.: Só para dividir com vocês! Mesmo querendo ser mãe só daqui a três anos já escolhi o nome do(a) futuro(a)  filho(a). Se for menina Maria Eduarda e se for um rapazinho será Luiz Henrique. Segue algumas inspirações do site DecoEstilo.


P.S.: Estou preparando a entrevista para o mês de outubro para a sessão Palavra de quem entende. Cruzem os dedos para eu conseguir trazer mais um grande profissional para vocês!

Galeria de arte em casa

Por esses dias encontrei mais um modelo de prateleiras que conquistaram esse meu coração de pseudo decoradora (rsrsrsrs). No site Artezanal Tendências e Sugestões de Decoração (já citei em outros posts) vi prateleiras que mais pareciam obras de arte.

A criatividade de designers que criam algo assim só pode vir dos céus. Imaginei meus livrinhos nelas (essa minha paixão também não é novidade). Por enquanto só posso imaginar mesmo, primeiro porque ainda não tenho minha casa, segundo porque elas são apenas um conceito, ainda não estão sendo fabricadas. E sabe o que é mais bacana nessa ideia, além da beleza...o sistema dobrável. Você define que parte ficará exposta, que parte será a prateleira. Adorei!


Fica também a dica do site que traz tantos itens bacanas de decoração!

Hoje recebi minha primeira newsletter da Tok&Stok (queria tanto que tudo meu fosse de lá) e trouxe novidades para vocês. A Tok fez parceria com a Coca-Cola e está lançando a coleção Coke at the movies.

A família dos anos 50 reunida para ir ao cinema é o tema da estampa de pratos raso e de sobremesa, tigela, copo, travessa e jogo americano. Todos em tons de preto, branco e vermelho, marca registrada da bebida e da minha futura cozinha (rsrsrsrs).

Gostou? Confere o precinho lá no site!

Eu já tenho minha primeira louça que há tempos quero mostrar para vocês, mas como estão lá no noivo, sempre esqueço de fotografar. Será tema para um novo post!

Decorar por menos 2

Outro dia assisti a dicas bem legais de decorar gastando pouco no programa da Ana Maria (Mais Você). Como ontem fiquei de molho em casa e acabei assistindo ao programa novamente, resolvi trazer a dica para vocês. As ideias foram da exposição Morar Mais por Menos que até 27 de setembro estará em Belo Horizonte e a partir de 30 de setembro estará em Curitiba (pena que não vem para Fortaleza).


A dica que mais gostei foi a do arquiteto Gustavo Amorim, no quarto infantil. As latas de leite em pó ficaram fofas e os caixotes de feira podem até ser preparados para ser porta-revista da sala (vai da sua criatividade). Confira o trecho do programa.




Aprenda como fazer o seu o porta-brinquedo!



P.S.: Alguém sabe me dizer o que está acontecendo com a ferramenta de seguidores? Arrasada com isso e com o Twitter Updates.

Alergia x decoração

Blog realmente vicia...mas acredito não ser um vício prejudicial a saúde. E falando nela, hoje ela me pregou uma surpresa. Acordei com a garganta fechada e febril. Fugi do ar condicionado e do carpete da empresa. Há um ano descobri que tenho alergia e volta e meia quando descuido, acabo adoecendo, como hoje.

Ia até fazer uma postagens extras para publicar durante a semana, mas apenas pela noite comecei a me sentir mais disposta. Tudo isso para dizer que agora todas as coisas que me acontecem acabam virando postagem (rsrsrs). E você se pergunta, qual a relação entre decoração e a minha doença? Claro que tem! O cuidado na escolha de determinados itens de decoração.

Você sabia que no mundo cerca de 30% da população em geral sofre algum tipo de alergia. Esses dados são da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI). Número preocupante! Eu, por exemplo acreditava que tinha facilidade de gripar, quando na verdade meus sintomas eram alérgicos.

Um dos responsáveis pelas alergias são as fezes dos ácaros (o que não é nenhuma novidade para vocês). Eles se proliferam em estofados, local rico na sua principal alimentação. Afinal o prato predileto desses bichinhos são a descamação da nossa pele e alguns tipos de fungos do ambiente (informações do site SOS Alergia). Não é toa que carpetes, tapetes ou qualquer outro item que acumule poeira deve ser banido da sua casa, ou pelo menos é a recomendação médica.

Mas cuidados com a higiene desse tipo de material em casa é o segredo. O vilão é apenas o acúmulo de poeira neles. Aspiração frequente e a escolha de carpetes anti-alérgicos é a chave para não abrir mão desse item decorativo. Na revista "Projetos para Quartos" da On-line Editora (ano 6 - n° 8) tem uma matéria especial sobre os carpetes. Além de falar das vantagens como conforto, segurança e isolamento térmico e acústico, há também dicas de manutenção e limpeza. Aspire uma vez por semana (no mínimo), deixe a luz do sol entrar (ajuda a evitar a proliferação de microrganismos) e abra as janelas para a renovação do ar. A dica também vale para os tapetes.

Vou confessar a vocês que como eu e o noivo temos problemas com alergia, eu prefiro não arriscar, afinal a saúde vem em primeiro lugar. Mas que acho lindo, eu acho!





De volta para o futuro...


Encontrei a solução para um dos meus problemas. Chego do trabalho morta de cansada do trânsito que enfrento na volta (pode acreditar, às vezes isso cansa mais do que o próprio trabalho). O que acontecia é que eu tinha super vontade de sentar no computador para atualizar o blog ou mesmo só estudar "web", mas acabava capotando cedo. Resolvi então me render ao café e só assim consegui escrever dois post de uma única vez (embora publique em dias diferentes). Pelo menos assim não deixo minha casa virtual com ar de abandonada.

Para minha surpresa realizei, na última noite, uma viagem ao futuro. No Portal Terra conheci engenhocas ganhadoras do concurso promovido pela Eletrolux ( Design Lab 2009). Diretamentes saídas de um filme de ficção científica (adooooooro!), as invenções foram criadas por jovens estudantes de design do mundo inteiro. Imagina sua casa com a cara do desenho "The Jetsons"! Olha a criatividade dessa moçada:


Renew (EUA): vaporizador inteligente que limpa roupas através de um scanner infravermelho

Coccon (Suécia): o utensílio prepara carnes e peixes como a pipoca de microondas. Alimentos geneticamente fabricados "crescem" ao serem aquecidos pela máquina.

Naturewash (China): máquina de lavar que não utiliza água, e sim íons negativos para lavar tecidos nanorrevestidos. 

Bifoliate (Lituânia): máquina de lavar louças dupla que permite ao usuário colocar a louça suja em um compartimento, enquanto o outro serve como uma prateleira para os utensílios limpos. 


Muito bacana! E tem mais...confira a matéria na íntegra no Portal Terra.

__________________________________________________________________________________
Vamos abrir um parêntese!!
Como sempre tenho que dividir minha felicidade com vocês, afinal ela vem do meu blog. Ainda estou colhendo os frutos da gentileza do Marcelo Rosebaum. Se antes já era fã dele, agora nem se fala! Queria agradecer a visitas de todos. Os antigos amigos virtuais e os novos que conheceram o Home doce Home através do blog dele. Estou amando os comentários e espero que vocês continuem visitando nossa casa. Visitei o blog de todas e adorei! Tão legal poder passar algo para vocês e, melhor ainda, aprender com as postagens de vocês. Se depender da troca de ideias, nossa casa vai ficar realmente linda! É o multirão da decoração.


Meu segundo selinho!


A Rita do blog Pinto mas não bordo me deu o meu segundo selinho. 

 


Regras do Selinho:
Listar 8 características suas;
Repassar para 8 blogs;
Comentar no blog de quem lhe deu o selo;
Comentar no blog de quem você indicou.

Minhas características

Ansiosa
Indecisa
Amiga
Alegre
Geniosa
Curiosa
Perfeccionista
Sincera

Blogs indicados:
A casa que minha vó queria

Palavra de quem entende

A minha expectativa acabou! Tinha uma surpresa para vocês e agora já posso divulgar. Irá começar um nova sessão aqui no blog, o "Palavra de quem entende". Nela, vocês encontrarão entrevistas com profissionais da área de decoração, arquitetura e designer de interiores. O primeiro eu queria muito que fosse alguém que é um dos grandes responsáveis pela minha paixão por decoração, Marcelo Rosenbaum. Mandei um e-mail e fiquei na expectativa pela resposta.

Hoje estava olhando as atualizações dos blogs que acompanho e não é que vejo publicada no blog dele a bendita entrevista. Nossa...ainda nem acredito (me belisca)! Além de responder as minhas perguntas, ele divulgou o Home doce Home! (tô toda besta)

Confira a entrevista com Marcelo Rosenbaum.

Foto: André Brandão/Reprodução

Home doce Home – Quando você descobriu que essa seria sua profissão?

Marcelo – Quando eu tinha uns 10 anos, acho que eu já sabia…. eu ia visitar obra com o meu pai – que sempre gostou de construir e reformar. Tinha também as viagens de férias da família. Como os meus pais sempre gostaram, sempre valorizam a decoração, acabava que nessas viagens todo mundo se envolvia na compra de algum objeto, de um tapete… o que fosse pra casa.

Home doce Home – O Brasil começou a conhecer mais o seu trabalho através do quadro Lar doce lar. O que ele mudou na sua vida profissional?

Marcelo – O  Lar Doce Lar, a projeção do programa e o reconhecimento que ele me traz  são oportunidades de  realizar esse meu ideal  de trabalhar pra elevar a autoestima do brasileiro, principalmente de quem tem menos condições, justamente através da casa. Essa nossa conversa aqui também tem a ver com a divulgação que a televisão possibilita, então, só posso dizer que a minha vida profissional mudou pra melhor.

Home doce Home – Que dicas você daria para as pessoas que não tem dinheiro para contratar o trabalho de um arquiteto, mas gostam de decoração?

Marcelo – Que prestem atenção sempre e principalmente em quem mora e na maneira como essas pessoas usam a casa. Que procure fazer suas escolhas privilegiando o seu gosto pessoal, sem se preocupar tanto com o que está na moda, que pensem nas suas  histórias de vida pra resgatar elementos significativos.

Home doce Home – É possível decorar a casa com um orçamento curto?

Marcelo – Sim, acho que é possível até gastando quase nada. Mudar um móvel de lugar já faz uma grande diferença… E eu acredito muito na reutilização de móveis e objetos também.

De blogueira para blogueiro...muito obrigada!

Confira o trabalho do Marcelo Rosebaum!

Quem decora é você...

Sumida é pouco hein?! Mas é porque época de finalização de jornalzinho e visita de parentes em casa é mesmo complicado! Você acaba atribulada no trabalho e em casa a rotina muda completamente. Mas cá estou super feliz e só um pouco triste.

Triste porque nessa ausência acabei deixando de acompanhar blogs que adoro e perdi o niver de Nana do blog Beto e Nana. Ela fez aniversário no dia 15 de setembro e para me retratar queria desejar tudo de bom para ela. Separei até um bolo, virtual eu sei, mas especial. Parabéns, querida! Que você seja muito feliz, mas do que já sei que é.

O motivo da minha felicidade é que recebi uma mensagem no orkut de uma prima minha! Adorei saber que ela acompanha o Home doce Home e que está curtindo super o nosso espaço. Para minha surpresa ela adora decoração e olha que entende do assunto. Me deu altas dicas para minha cozinha, assunto de um post anterior. O nome dela é Rhayssa, ela mora em Louisiana (acho que é isso) e vai se mudar agora dia 5 de outubro para uma nova casa e me pediu dicas para aplicação de uma cortina. Essa é a casa que ela irá morar, mas as fotos estão com a decoração do antigo morador.
 
E aqui é a janela que ela está pedindo um help!
Como o pé direito é bem alto (6 metros), foi difícil achar sugestões, já que esse tipo de construção não é tão comum aqui no Brasil. Mas vamos lá...como são duas janelas é recomendado, por alguns decoradores, o uso de apenas uma cortina se a distância de uma janela para outra for menor que 1 metro. Já para outros designers de interiores, 40cm de espaço entre as aberturas, já justifica peças individuais. A minha prima está matutando para colocar o trilho instalado sobre a janela superior, com grandes cortinas. Achei alguns exemplos (prometo lembrar o site que encontro as imagens, sei que é erradíssimo não dar o devido crédito)
 
  
  
Não consegui nenhum exemplo com janela dupla, mas eu adorei essa última imagem. E vocês meninas tem alguma sugestão para ajudá-la? Não vejo a hora dela mandar as fotinhas da decoração dela na nova casa.
Tenho que confessar que também adorei voltar a ter o contato que tínhamos na época em que ela era fã do Hanson e eu louca pela Shakira (rsrsrs). Vivíamos trocando figurinha sobre os nossos ídolos.
Espero ter ajudado um pouco, viu prima! E conto com a ajuda de vocês, garotas!

Decorar por menos

Hoje estou animadíssima. O lar doce lar está cada vez ficando mais próximo. Ontem, fui ver as primeiras opções de apartamento. Não que ainda esteja com algo fechado, mas quando você começa a visitar e se imaginar vivendo ali, naqueles espaços, o sonho parece mais real.

Dividida a alegria, vamos ao que interessa! Em um dos apartamentos que visitamos vi um armário embutido que não me agradou muito e que me fez ter a ideia do post de hoje: reforma de móveis velhos. Às vezes você tem uma mesa ou um armário que precisa apenas de uma boa repaginada. A peça ganha um ar de novo e a casa uma revigorada no visual.

Comecei a ficar fã de restauração dos móveis assistindo ao quadro Lar Doce Lar. Não tem como não ser fã do Marcelo Rosebaum e do seu trabalho. Ele foi o grande responsável pelo meu interesse por decoração. Por diversas vezes no quadro do programa Caldeirão do Huck ele mostrou que um toque diferente transforma o que você já tem em casa. E sobre isso achei um vídeo muito bacana no site Casa Abril. É um tutorial de como mudar o estofado de suas cadeiras. Dá uma conferida.



O site Decoração Fácil também apostou na ideia e trouxe uma cômoda linda para seus leitores.

Já o blog Casas & Coisas & Tal traz dicas para renovar sua cômoda com um toque artístico a mais, usando pintura e colagem.
 
É tudo uma questão de estilo!
Obs.1: Não consigo entender porque o número de visitas só aumenta, mas os números de comentários não. Comente, nem que seja para dizer que não gostou. Críticas também são bem-vindas!
Obs.2 : Antes eu visitava milhares de blogs e não comentava. Agora que tenho o meu, entendo perfeitamente o que é ver as pessoas dando um retorno sobre o que você está escrevendo. 
Related Posts with Thumbnails
top