Iluminação é indispensável

Porque o dia não tem 26 horas? Às vezes sinto falta de umas horinhas a mais no dia para fazer tudo que eu queria. Uma delas, claro, é o blog! Vocês não sabem como fico para morrer quando não sento para ler sobre decoração e pensar as pautas e também publicar um post novo! Outra coisa também que me deixa bem incomodada é o fato de não conseguir visitar os blogs de vocês. Acho que estou sofrendo de SAB...síndrome de abstinência blogosférica. Por isso peço desculpas, mas prometo que assim que organizar melhor meu tempo essa falha não mais acontecerá!

Mas vamos ao que interessa! Resolvi falar hoje sobre iluminação. Já era um assunto que tinha interesse de abordar aqui, mas que ainda não tinha parado para ler e entender mais sobre o efeito dela na decoração. Lógico que quando se tem uma casa ou um espaço com um projeto luminotécnico bem elaborado você percebe a diferença. Quadros bem iluminados, luminárias belíssimas, abajurs charmosos, enfim...são notados quando completam o todo da decoração de forma harmoniosa e correta.

O curso do site Casa da Abril dá dicas valiosas. O primeiro ponto que Baba Vacaro e Guinter Parschalk (profissionais responsáveis pelo módulo de iluminação) abordam é saber que tipo de atividade será realizada em cada cômodo. O casal tem hábito de ler antes de dormir, qual local será escolhido para a maquiagem, qual será o ambiente de estudo, todos esses detalhes são importantes e imprescindíveis para o resultado final. Vou citar uma frase que achei que resume bem esse trabalho, "iluminar é quase uma equação – não muito simples – e que por isso contar com um especialista faz diferença". O chato é justamente a parte R$. Nem sempre temos grana disponível para esse serviço. Já gastamos com os móveis, com a pintura e com os objetos que complementam a decoração. Mas um dos objetivos da iluminação é justamente valorizar todos esses detalhes.

Sempre que vejo uma iluminação bonita que realça ainda mais a decoração eu fico pensando, será que quando for decorar minha casa vou me preocupar (R$) com esse detalhe. Caso não dê para investir em um projeto bacana, é bom separar um dinheirinho para um luminária diferente, abajurs bonitos ou leds decorativos. Vai da opção de cada um. A minha amiga Fernanda do blog Minha Casinha Nova ensinou a fazer um abajur lindo. É uma boa dica colocar a mão na massa e poder dizer eu que fiz.

Olha como ficaram lindos (em seu blog ela ensina o passo a passo para criar o seu)


Semana passada recebi um e-mail do Rod Costasi da Romero Murão, empresa de arquitetura e design de São Paulo, contando sobre o lançamento de uma linha de iluminação, luminárias feitas com led e uso específico de refração. Mas ainda vai demorar um pouco, será só em novembro. Estou ansiosa para conferir e dividir com vocês. Enquanto isso vai algumas imagens de inspiração.

Essa imagem é de um projeto do arquiteto Luis Navarro (adoro o trabalho dele)


Abajur - Casa Abril


Outubro está chegando e logo trarei o segundo profissional para a sessão Palavra de quem entende. E já ia esquecendo de divulgar o resultado da nossa primeira enquete: 62% responderam que sim, se preocupam e muito com a decoração da casa; 34% disseram que sim, mas não entendem do assunto e apenas 3% não consideram a decoração uma prioridade. Participe da nova enquete...Você acredita que para decorar a casa é necessário a orientação de um profissional? (a enquete está à sua direita)

4 comentários:

Unknown disse...

Que lindoooooo! Obrigada por postar minhas lindas luminárias aqui no seu blog, você é uma fofa!

Beijinho e linda quinta pra vc ;)

Rhayssa Limaverde Mapes disse...

Adorei a ideia do abajour com as continhas de vidro...sempre que eu ganho flores vem com essas continhas e eu guardava e nao sabia o que fazer com elas. Agora tai, uma boa ideia. Essas lanterninhas de papel sao lindas (e baratas). Adorei. To doida que tu se case e se mude logo pra eu ver sua casa. Beijo

Anônimo disse...

Iluminação faz toda a diferença mesmo! Muda a cara de um ambiente!
Mas é preciso planejar bem, né? Pq pode clarear, ou escurecer, demais um ambiente, e torná-lo desconfortável!
Beijo!
Reformando Nosso Apê

Unknown disse...

hehehe, aceitando encomenda de enxoval não sei, mas assim que aprender eu vou fazer alguma coisa bem fofa para você colocar na sua casinha nova... aceita? rs

Beijo ;)

Related Posts with Thumbnails
top