Dicas úteis

Lembram que coloquei no post "É branco" que a ideia partiu de uma conversa que tive? Pois é, lá também falei que a conversa rendeu mais ideias de postagens. Trocando uma figurinha sobre decoração com a Thaty Noca falei de um catálogo que ganhei só com uma linha de porcelanato e que tinha amado! Daí ela me disse: "o ruim é só a limpeza, não pode usar determinados produtos que acaba com o brilho, além de arranhar com facilidade".

Bom...às vezes a gente só olha o lado lindo da coisa, né! E fiquei pensando...isso gera um post legal, afinal além de decorarmos também temos que nos preocupar com a manutenção de tudo. É ela que vai garantir a sua casa mais bonita por um tempo maior. Então resolvi pesquisar para vocês o cuidado que se deve ter na limpeza do seu piso e como não tornar a sua escolha um bicho de sete cabeças.

Para quem tem piso de madeira:                                   (Center Piso)

  • A impermeabilização do piso de madeira determina como cuidar dele. Verniz, goma-laca, poliuretano ou laca são usados para dar acabamento, mas somente o poliuretano não precisa de tratamentos adicionais.
  • A integridade e beleza dos pisos de madeira com acabamento em verniz, goma-laca ou laca podem ser mantidas simplesmente pelo uso de limpadores e ceras à base de solvente. Nunca use água em pisos de madeira, exceto os tratados com poliuretano. Eles podem ser limpos com um esfregão úmido.
  • A maneira mais rápida de limpar um piso envernizado ou laqueado é usando uma cera limpadora. Depois de passar o aspirador de pó, espalhe o líquido em uma pequena área e esfregue com um aplicador de cera. Trabalhe em pequenas áreas de cada vez, na direção do  corte da madeira. Retire o excesso com um pano limpo.
  • O melhor modo de limpar um piso de madeira não é a mais rápido, mas o resultado é um brilho duradouro. Depois de passar o aspirador de pó, passe um limpador líquido para madeira com um aplicador de cera seco em uma pequena área de cada vez. Deixe absorver por alguns minutos e retire o excesso. Quando o piso secar, lustre. Cuidado: essa é uma mistura combustível, use apenas em áreas bem ventiladas.
Para quem tem piso de vinil:                                (Casa e Jardim)

  • Limpe as manchas com uma esponja embebida em detergente de máquina de lavar louças.
  • As marcas de sapatos devem ser limpadas com uma esponja sintética.
  • Para lavar o chão, use uma solução de limpeza multiuso. Teste qualquer limpador em um canto antes de usar no piso todo.
  • Às vezes, os pisos que não precisam de cera secam formando uma película. Toda calma nessa hora passe o esfregão de novo, usando água com um copo de vinagre branco; o chão vai brilhar.
  • Jamais esfregue ou jogue água no piso. A água pode entrar nas frestas e soltar a cola que o prende.
  • Se o seu piso vinílico é mais antigo, do tipo que precisa ser encerado, use um limpador multiuso dissolvido em água e enxágüe. Quando o chão estiver seco, aplique duas camadas finas de cera auto brilhante, deixando-o secar entre as aplicações.
Para quem tem piso de mármore:

(Amorim Polimentos)

  • Nada de polir! O mármore é muito poroso, mancha fácil e deve ser impermeabilizado com um impermeabilizante comercial - não use verniz ou laca nessa tarefa, pois faz com que o mármore descasque rapidamente.
  • O chão de mármore fica lindo depois de limpo com um esfregão umedecido em água limpa, uma solução de limpador multiuso em água morna ou uma mistura de 1 xícara de amaciante de roupas e 2 litros de água.
  • A cera líquida auto brilhante dá um acabamento rápido para o mármore. Ocasionalmente você terá que remover a cera acumulada e encerar novamente. Depois de aplicar o removedor de acordo com as recomendações do fabricante, enxágüe o chão completamente e então aplique a cera de novo.
  • Use uma cera líquida auto brilhante à base de água ou cera em pasta. Se usar a cera em pasta, teste em um canto para ver se não desbota o piso. Se você usar uma cera em pasta à base de solvente, encere de novo para retirar a cera velha e renovar o brilho.
Para quem tem piso de mosaico:

(Arte em Mosaico)

  • A melhor maneira de impermeabilizar o piso de mosaico é com um impermeabilizante comercial para mosaico e ardósia. Depois que o impermeabilizante secar, aplique duas camadas finas de cera acrílica. Quando a cera secar, lustre.
  • Tudo que um piso de mosaico precisa para continuar bonito é uma passada de esfregão úmido usando água limpa, um limpador multiuso em água morna ou uma mistura de uma xícara de amaciante de roupas e meio balde de água. Se o chão recém-limpo secar sem brilho, passe o esfregão de novo usando água com um copo de vinagre; o piso vai brilhar.
  • Para retirar a cera acumulada em seu piso, aplique um produto removedor de cera comercial com uma máquina limpadora de chão. Depois de aplicar o removedor de acordo com as instruções do fabricante, enxágüe o chão completamente com água limpa.
Fonte: Como Tudo Funciona

Ainda continua...para não ficar um post muito longo resolvi dividir em dois. Na próxima postagem vocês vão acompanhar os cuidados para pisos de porcelanato, emborrachado, ladrilho, linóleo, azulejo e tijolos.

E aí tem alguma dica de limpeza? Compartilha com a gente!

1 comentários:

Carol Silva disse...

Dicas maravilhosas viu Ana! É bem isso que vc falou.. Tem muita gente que só olha pra beleza.. Na minha família mesmo.. Minha vó tá trocando todo o piso da casa agora por porcelanato.. Tipo, nem precisava sabe? Tenho certeza que não vai ter cuidado nenhum.. Maaaas.
Sim.. No centro tem um lugar que imprime em tecido, Aza Sul.. Não sei se você conhece.. Você queria iprimir o que? Quando eu fizer as minhas mostro a foto pra você querer uma também! :)
Beeeijos

Related Posts with Thumbnails
top