Organização acima de tudo

Confesso que tento ser uma pessoa organizada, mas na pedida do possível, já que a vida é uma correria e você sempre acaba deixando para depois determinadas coisas. Tenho uma pasta daquelas com divisórias que uso para guardar contas e papéis importantes. Tento organizar meus gastos em uma agenda linda da Capricho e que me dá pena de colocar na bolsa para não deixar ela toda feia. O que na verdade me faz esquecer de usá-la (próximo ano confesso que comprarei uma mais simples para colocar sem dó, nem piedade, dentro da bolsa).Tudo isso para dizer que tenho admiração pelo nível de organização de uma grande amiga minha, a Marina. Domingo estive na casa dela e não resisti tinha que dividir com vocês. Ela sempre teve mania de escrever em agenda...e recortar revistas para usar os recortes como imagens decorativas do texto. Eu até tive essa mesma mania, mas quando era adolescente. Ela casou e continua escrevendo em agenda, mas sua nova mania é livro de receitas. Ela mesma produz os seus livros de receitas e quando não tem imagem equivalente a receita da vez, ela usa imagens de ingredientes. Uma paciência monstra, que eu não tenho.

Agora achei um comentário dela muito engraçado (será que as pessoas vão ter medo de conversar comigo, já que ando postando tudo por aqui?). Ela falou do quanto ela é feliz com essas coisinhas de casa, de fazer as receitas, de organizar até a lista de compras (ela tem uma tabela com vários supermercados para comparar a diferença dos preços)...enfm ela gosta de ser dona de casa. E o que mais a chateia é a cobrança que a sociedade faz para que ela se forme e trabalhe fora. Lembrei do post da Fê do Minha Casinha que falava exatamente sobre isso. Antigamente a mulher que trabalhava fora era crucificada por abandonar os filhos e os cuidados da casa, hoje quem sonha em ser dona de casa sofre com as cobranças de que ela tem que ser independente, ter seu próprio dinheiro. Ê vidinha para mudar! Qual será a mudança de amanhã?

Eu defendo que para tudo tem que se ter talento, até para ser uma excelente dona de casa. A minha amiga Marina dá aula disso, cozinha divinamente bem, é organizada, adora fazer limpeza e ama o que faz. Olha as fotinhas dos livros de receitas dela! A cada receita que ela faz ela marca com um asterísco para saber quantas vezes cozinhou, ou até quando a receita não agradou!



Aqui são alguns recortes reservados para futuras receitas


Acredito que essa paciência para organizar livros de receita é herança de família. Esse último livro aí de cima era da irmã mais velha dela, a Márcia. A capa do livro é toda feita de recortes, assim como as receitas internas. Isso me lembra muito as coisas da minha vó!

P.S.: Já estou preparando mais uma entrevista para a sessão Palavra de quem entende. Aguardem, em novembro!

10 comentários:

Thaís Gouvêa disse...

Oi Ana Paula. Vi o caderno de receitas da sua amiga Marina e me lembrei do que a minha mãe tinha. Tb era cheio de cuidados, mas ela emprestou com alguém que fez o fz de sumir com aquela relíquia :(
Aquele post da Fê, fez tanta gente desabafar com essa história de trabalho né!?
Eu sou uma das que queria ficar em casa. Não digo que acho errado qualquer uma das opções, mas se antes a mulher não podia trabalhar, hj infelizmente na maior parte das vezes ela não tem a opção de ficar em casa.
O custo de vida subiu muito e os maridos nem sempre dão conta de sustentar um bom padrão de vida trabalhando sozinhos.
Adorei o post :)
Bjuus

Carol Silva disse...

Que lindinhos os livros dela..
Sempre tive agenda com recortes e anotava tudo, hoje em dia minha agenda é da empresa e eu ando com ela por todos os lugares, nem por isso ela deixou de ser 'decoradinha'.. Tem fotos, fotos dos lugares que fomos em viagens, escritas com canetinhas coloridas..
Eu adoooro.. Adoro essas coisas fofas, mimosas, organizadas sabe? Tem um pouco a ver com meu post de hoje!!


Se der certo Casa cor sexta vou assim que sair do trabalho.. É aqui perto.. Umas 19hrs!! Tá?
Beijos

Unknown disse...

Oi Ana, vi seu último post e confesso que fiquei com um pouquinho de inveja da sua amiga, pois minha casa esta uma desordem so, e gostaria realmente de ter tempo para pequenos mimos na minha casa, essa vida de mil coisas (casa, trabalho, filhos e marido) é um tanto quanto puxada. Mas vou tentar organizar mais o tempo e aproveitar seus post pegando uma idéia aqui, outra ali, talvez comece pelo caderno de receitas.
Parabens!!*****

Marcinha disse...

Oiee, quando era mais nova, tinha essa mania de recortar, organizar, tudo com muito carinho e organização,hoje o que falta é tempo, essa vida anda uma loucura...
Criei um blog há pouco tempo, estou te linkando entre meus favoritos e vou te seguir, se puder me fazer uma visitinha, ficarei muitooo feliz.

Beijinhos
Marcinha =)

Lina disse...

Eu não tenho o menor talento para dona de casa. Gosto de cozinhar, adoro, mas não todo dia, por obrigação. Não sou organizada, não gosto de lavar louça e nem de passar pano na casa. A gente faz pq é o jeito. Mas gostar não gosto não. Só que admiro mto quem gosta e sabe fazer, acho, sim que é trabalho e é difícil.
Bjim, Lina

Unknown disse...

Ai amiga, vc nem imagina a luta que vivo pra tentar ser mais organizada, mas nem sempre dá né... affffff.

Quando eu era moleca, adorava meus cadernos de recortes, poesias e afins... e vc acredita que hoje o meu caderno de receitas é horrível!!! rsrs

Preciso urgentemente providenciar um beeeeeem lindo pra casinha nova né!

Beijinho =)

Re Batista disse...

Oi ANA!
Eu adoro organização e tento ser organizada ao máximo, mas sempre tem uns deslizes...
Mas quando eu vi o caderninho de receitas todo com recortes e letras destacadas, vi o meu ali, que é assim, cheio de coisinhas... comecei a fazer quando me casei, e acumuleimuitas receitas. Hoje não faço mais nada... aliás, nem sei onde ele está!

Ótima noite!
BjOs da Re.

Re Batista disse...

Hahahaah!
Ana, eu prometo que vou procurar o caderno e mostro pra você, tá?

Agora menina, também é canhota? Que lagal!
Olha eu sou mega-hiper desengonçada! kkkkk. Acho que o crochê é difícil para as canhotas mesmo, porque outra amiga canhota disse a mesa coisa agora mesmo lá. Que coisa, não?

Depois eu volto. Boa noite.
BjOs da Re.

Manu Demonti... disse...

Amore...sorteio la no blog de um caderno fofo da Maria vai com as coisas.
Beijao...
Manu

Unknown disse...

Oi Paulinha, sou eu, Márcia, a irmã mais velha da Marina.
Adorei ver o meu antigo livro de receitas no seu blog e adorei os seus comentários também. A nossa vida moderna(trabalho, casa e filhos) não nos permite muito tempo para outros afazeres, mas sempre arranjo um tempinho para minhas receitas. Tenho dois cadernos novos de receitas e estou preparando um para a Mara(nossa irmã que mora em Portugal), adoraria mostrá-los. Combina com a Marina para nos encontrarmos.Beijos, Márcia.

Related Posts with Thumbnails
top