Dica de leitora

Já disse que não tem coisa melhor do que receber dica de postagem das leitoras. E essa, não desmerecendo as outras (lógico), foi uma das primeiras a acompanhar o Home e, por isso, conquistou espaço cativo no meu coração. Recebi a dica via twitter (follow-me) da Sam do Casando sem Grana! Elas trouxe várias opções de almofadas que vão  fazer nosso coraçãozinho palpitar, dizendo: eu quero, eu quero!
Imagens: Home Tone
Algumas como a do CTRL ALT DEL é fichinha para as arteiras de plantão e, até para mim, que não sou tão hábil em trabalho manuais. Penso em reproduzi-las usando as letras de feltro e aplicando em uma almofada como essa, lisa. Outra que acredito que também é mais simples fazer é a verdinha. Difícil eleger uma favorita! Qual a que mais vocês gostaram e teriam na sua casa? 

A procura de um revisteiro

Além da estante para os meus livros, eu também tenho uma preocupação com minhas revistas. Tenho algumas relacionadas a decoração, mas não vou mentir que a grande maioria são de design e webdesign. Sou assinante da Computer Arts e da Www.com.br, ambas da Editora Europa e fico imaginando um lugar bem bacana para elas na minha futura casa! Bom...também terei que ter espaço para as revistas Minha Casa, lançamento da Editora Abril e que não vou deixar em hipótese alguma de conferir todas as edições (passar essa fase de casamento vou assinar com certeza). 
Essa é apenas uma pequena amostra. O restante já está encaixotado para minha mudança (sim sou ansiosa e já estou me preparando para isso). Então fui atrás de ideias criativas de revisteiros para complementar o visu do meu futuro escritório. Alguns são mais sofisticados e trazem um design interessante e diferente. Outros são adeptos da linha de reaproveitamento (reciclagem + criatividade = decoração).
Gostei dessa ideia das garrafas pets, mas caso eu resolva reproduzi-la vou fazer modificações como cobrir as garrafas com algum tecido bonito e que realce na parede! Será que ainda existe caixa de refrigerante assim? Acho difícil! E você tem algum sugestão de revisteiro? Vou adorar ver mais opções seguindo essa linha de reaproveitamento (anapaula@homedocehome.com).

P.S: Repararam no selinho ali em cima? O Home Doce Home está concorrendo ao prêmio Top Blog 2010 na categoria variedades, a votação do júri popular começa no dia 06 de maio e segue até o dia 06 de outubro. Vou precisar da ajuda de vocês! Combinado?
P.S. 2: Faz um tempinho que não publico nada sobre o casamento para poupar vocês até o grande dia! Lógico que vou bombardear o blog sobre o assunto quando chegar mais perto. Mas tinha que contar para vocês que achei meu sapato amarelo. Falei para quem me segue no twitter e tinha que dividir aqui, até fotografei, mas claro que só vou mostrar em detalhes depois do dia D.

Recriar possibilidades

Um dos assuntos que está sempre presente nos blogs de decoração é a capacidade de recriar, transformar móveis antigos, reutilizar material reciclado na decoração, enfim há um mar de possibilidades que muda o que é feio, aos olhos de alguns, em algo bonito e bastante usual. Eu conheci o trabalho de um brasileiro fora do comum e que tem esse olhar apurado e capaz de enxergar em coisas inusitadas, ARTE! 

Sabe de quem estou falando? Vik Muniz! Eu já tinha ouvido falar sobre suas obras, tinha visto algumas pela televisão, mas nada me impressionou tanto quanto conferir de perto uma exposição de suas fotografias. São mais de 140 trabalhos que marcaram o início de sua carreira, em 1980, até as obras mais atuais que estão expostas no Espaço Cultural Unifor (Universidade de Fortaleza). Após a aula do curso que estou fazendo, fui conferir o trabalho desse artista que julgo, não ser desse mundo! É impressionante a genialidade que ele utiliza em suas obras. E super recomendo conferir uma exposição dele quando tiverem oportunidade. 
Diamantes, açúcar, macarrão, brinquedos, lixo...tudo vira matéria prima nas mãos dele. Fiquei tão encantada que a vontade que tinha era de tocar tudo, tamanha a qualidade das fotografias. Queria muito ter uma de suas obras na parede da minha futura casa, para lembrar sempre dessa capacidade de olhar coisas cotidianas e recriar possibilidades. Quem já viu seu trabalho sabe do que estou falando e para quem ainda não viu, trouxe uma entrevista dele para o programa Vitrine. 


Quando adolescente não tinha tantos ídolos, ao contrário das minhas amigas, até tentava encontrar alguém para não me sentir tão peixe fora d'água. Isso me fez ter poucos ídolos, um deles eu já declarei aqui que é o Marcelo Rosenbaum (responsável pela minha paixão por arquitetura e decoração) e agora posso também dizer sou fã de Vik Muniz, pela sua obra, sua genialidade e pela sua história de vida! Tenho outros ídolos, mas isso fica para outro post!

SERVIÇO
Vik Muniz
Visitação: 16 de abril a 8 de agosto de 2010
Aberta ao público de terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados e domingos, das 10h às 18h, no Espaço Cultural Unifor
Entrada gratuita – Estacionamento no local

Imagens: Google

Palavra de quem entende - Marília Fontenelle


Ela é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Tecnologia do Ambiente Construído, pelo CENTEC-CE e mestranda em Arquitetura (Sustentabilidade, Conforto Ambiental e Eficiência Energética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Marília Fontenelle é mais uma profissional gabaritada que aceitou o convite de dividir sua experiência na seção Palavra de quem entende.

Home Doce Home - O que te faz gostar dessa profissão?
 
Marília Fontenele - Amo arquitetura por ser uma profissão muito dinâmica: cada cliente tem suas necessidades, seus gostos, seu modo de viver e seus sonhos e isso nos desafia a estar sempre buscando novas soluções, sejam através de formas, materiais, cores, etc. Gosto também do lado artístico da profissão. Com nossos projetos podemos não só sensibilizar aqueles que o experimentam ou o apreciam, mas também a nós que criamos.

HDH - Quais os principais desafios na hora de elaborar um projeto?

 
MF - Do meu ponto de vista, o maior desafio do arquiteto é conseguir conciliar uma série de aspectos, todos fundamentais: estética, funcionalidade e durabilidade. Tudo isso tendo que atender a todas as exigências que nossos clientes fazem, sem esquecer das limitações financeiras que eles apresentam. Não há como conceber um projeto perfeito, em que todos esses aspectos são garantidos plenamente, e o maior desafio é detectar, junto ao cliente, as prioridades. Mas acima de tudo, a durabilidade deve prevalecer, seja qual for a solução adotada. De nada adianta uma decoração impecável hoje se ela não puder perdurar por anos e anos nas melhores condições.


HDH - Existe algum compartimento que você julgue ser o mais difícil? Por quê?

MF - Acho que não há especificamente um compartimento difícil de ser projetado. Tudo depende das exigências do cliente para o cômodo que se quer decorar. Depende também do tamanho dele: espaços pequenos são sempre os mais difíceis, pois temos que garantir bastante funcionalidade sem esquecer da beleza.



HDH - Que dicas você daria para quem tem uma casa ou apartamento alugado, mas que também quer investir em decoração? 

MF - Há duas coisas que devem estar na cabeça daqueles que querem decorar um apartamento alugado: flexibilidade e criatividade. Quando você aluga um apartamento, tem em mente que a permanência naquele lugar pode ser curta, portanto, os móveis a serem comprados não podem ser grandes demais que não caibam no próximo apartamento. Também não se deve comprar muitos móveis para preencher todos os espaços, pois não sabemos se haverá espaço de sobra no próximo lar. A criatividade também é fundamental! Acho que é muito importante que se quebre muitos de seus paradigmas quanto a decoração, para buscar soluções funcionais, bonitas e de custo mais baixo. Ou você vai querer gastar uma fortuna em um imóvel que não é seu?! Deixe para investir em uns móveis fixos quando tiver uma casa própria e faça uma peregrinação por várias lojas de móveis da sua cidade, buscando móveis prontos bonitos e com bom custo-benefício. Se
sua cozinha não tiver armários, coloque prateleiras com cestas para guardar as coisas e deixar tudo organizado. Comprar móveis antigos e restaurá-los pode ser uma excelente solução se você não quiser gastar muito e desejar dar mais personalidade a decoração. Depois, se precisar se desfazer deles, não vai ser um grande problema (e ainda vai estar valorizado!). Se quiser dividir espaços, que tal utilizar uma cortina, um móvel ou um biombo, para evitar fazer aquela reforma onerosa? Quebre seus paradigmas, esqueça que tudo tem que ser como geralmente é. Há mil formas de se resolver um problema, por isso pesquise, visite blogs de decoração, compre revistas...E não esqueça, sua casa/apartamento alugado, apesar de não ser seu, tem que ter sua cara!

HDH - Quais são as principais falhas que pessoas leigas cometem ao decorar ou reformar o seu lar? 
MF - Acho que um dos principais erros é ter ansiedade de ver tudo pronto, rapidamente. Acho que toda decoração deve ser precedida de pesquisa, seja você um profissional ou não. Por mais ansiosa que você seja, não caia na besteira de sair comprando tudo de uma vez, numa mesma loja, sem pensar a fundo sobre aquilo que realmente te agrada. Uma casa bem decorada é aquela em que o seu dono vai curtindo cada detalhe acrescentado aos poucos. Depois que a visão se acostuma com o último acessório comprado, ai sim, você deve ir atrás de fazer uma próxima intervenção, pois a novidade dentro de casa, seja através de uma cor na parede ou na capa das almofadas traz sempre uma grande satisfação. E como ia dizendo, a pesquisa é importante pois ela te ensina a ousar. Ela te enche de coragem para misturar móveis novos com móveis antigos, harmonizar cores, criar composições inusitadas e reformar aqueles móveis que você já tem. Portanto, nada de comprar conjuntos de móveis na mesma loja, tudo combinando, deixando sua casa com cara de showroom!

HDH - Você acompanha blogs e revistas sobre o assunto. Quais são os seus preferidos? 

MF - Dentre os blogs que frequento, além do Home Doce Home que adoro, meus preferidos são: Casa Montada, da Rafaela, que é muito autêntica e criativa nos seus vídeos sobre decoração; o De(coeur)ação, que sempre dá dicas acompanhadas de textos gostosos e didáticos sobre design; Casa de Valentina, que me surpreende sempre pela visão muito apurada da dona (que nem decoradora é) quanto aos mínimos detalhes de decoração; Design Sponge, que pra mim se destaca dentre muitos por ter um conteúdo exclusivo e por mostrar muitos Before & After, que eu adoro! Quanto as revistas, fora as revistas de arquitetura mais voltadas para os profissionais (Projeto, AU, etc), as de decoração que eu mais gosto são Casa Claudia, sempre com projetos de muito bom gosto, a Casa Vogue, bastante sofisticada, e a Arquitetura & Construção, que apesar de não ter tantas coisas sobre decoração especificamente, ajuda bastante aqueles que querem reformar suas casas.

HDH - Se você não fosse arquiteta que profissão escolheria? 

MF - Por muito tempo me perguntei isso e foi difícil encontrar uma resposta, porque depois que entrei na faculdade, não pensava em ser outra coisa. Mas depois, pensando melhor e reconhecendo minhas outras habilidades, gostaria muito de ser escritora! 
Imagens: Projetos da arquiteta Marília Fontenelle (cedidas pela entrevistada)

E ai gostaram? Estou na torcida para a Marília voltar a escrever um blog, tenho certeza que vocês vão adorar! Quanto as imagens, infelizmente tive que deixar alguns projetos de fora, para não ficar um post tão extenso, mas se vocês quiserem posso publicar outro dia. É só pedirem!

O mundo é pequeno!

Vocês acreditam que o mundo é pequeno? Pois eu digo que ele é um ovo bem miudinho. Depois de um caminhão passar por cima de mim (não me levem tão ao pé da letra), quero dizer depois que tomei a vacina H1N1 fiquei bem mal, meu corpo teve milhares de reações e acabei adoecendo. Por isso, meu sumiço aqui e meu sumiço no blog de vocês. Gente, quando não tenho vontade de vir nem para o computador é porque o caso é grave!

Mas enfim, estou quase 60% e ansiosa para contar essa história para vocês. Tudo começou antes de eu criar o Home Doce Home. Eu já era uma leitora voraz de alguns blogs e dentre eles, já falei aqui, acompanhava (e acompanho) blogs sobre casamentos. Certo dia descobri, em um outro blog, o da Marília que falava sobre sua história de amor, os preparativos para seu casamento e sua mudança para o Rio de Janeiro. Adorava acompanhar cada novo texto que ela escrevia, o curso de culinária que ela fez, a procura pelo apartamento para quando eles se casassem...até que um dia ela parou de atualizá-lo e eu fiquei sem saber o resto da história. Tipo livro que você gosta de ler e de repente o dono pede de volta (isso já aconteceu comigo, por isso comecei a gostar de comprar os meus livros).

Desistiu de ler? Desiste não que é interessante as coincidências do mundo! Continuando...o meu blog nasceu e semana passada recebi um comentário de uma Marília, arquiteta, que deixou uma dica que acabou virando post semana passada (aquele sobre tecidos na parede). Pedi para que a leitora Marília entrasse em contato comigo por e-mail para convidá-la para a seção Palavra de quem Entende. Ela entrou em contato e me contou que era daqui de Fortaleza, que havia mudado para o Rio há uns cinco meses após o seu casamento. O tico e teco aqui foram juntando os fios. Será que a Marília, arquiteta é a mesma Marília do blog que acompanhava? Será? Coloquei seu nome no Google e as evidências começaram a ficar mais fortes. Foi quando perguntei se ela era ela mesma (rsrsrs). Pimba na chulipa, acertei em cheio! Pois num é que a Marília, da qual era fã do blog, é leitora aqui do Home. Sabe o que é o mais engraçado? A sensação de conhecer a pessoa. Eu sei tanto da história dela que é como se eu a conhecesse. O mundo ainda é mais pequeno, porque eu conheço, através do meu trabalho, a irmã dela. Achei isso tão incrível que tinha que contar essa história antes de publicar mais uma entrevista no Palavra de quem entende. Sei que para vocês pode parecer besteira, mas achei isso tão legal, ver como os blogs encurtam distâncias e aproximam pessoas. 

Não deixem de conferir no próximo capítulo mais uma entrevista super bacana aqui no Home Doce Home!

Logo ali no quintal

Umas das minhas principais preocupações "decoratícias" é com meu escritório. Quero ter o meu cantinho para estudar coisas relacionadas a web, a programas gráficos e, claro, postar com toda tranquilidade aqui no blog. Fico imaginando, eu já uma senhora, com o Luiz Henrique ou a Ana Luiza já criados (sim...são os nomes que escolhi para o meu futuro filho ou filha) e dividindo aqui com vocês as peripécias do meu lar (será que vocês ainda vão querer me ler?). 

Pois bem....no meu escritório, já falei que vou montar também minha biblioteca e colocar as minhas revistas (tema para post futuro). Agora esses planos irão por água abaixo dependendo do lugar que irei morar. Alguém, pensando nisso elaborou esse escritório para quintal tudo-de-bom-e-maravilhoso. 
Ainda tem um iMac (um dia terei o meu) para me deixar ainda mais louquinha por esse espaço fofo! Esse conceito é chamado de Archipod e encontrei no site que eu AMO, Design on the Rocks.

Dica de leitora

Posso dizer que adoro...na verdade amo quando vocês interagem aqui no blog. Seja comentando, seja via twitter (segue lá), seja por e-mail ou seja sugerindo pauta aqui para o blog. Tão bom receber indicações e a pessoa dizer: lembrei de ti! É sinal de que o blog não faz parte só da minha vidinha, mas um pouco da de vocês também e então sei que estou conseguindo alcançar meu objetivo. Afinal...ninguém aqui escreve para si!

A dica da vez (tem mais por aí) é da Cecy, lembram dela? Pois é, a noivinha que pediu apoio aqui outro dia. Infelizmente, não consegui ajudá-la e ela perdeu a disputa lá do programa Jogando para Casar (uma pena!)  Mas a fofa da Cecy enviou uma sugestão super legal para o blog e quem já lê o Home há algum tempo sabe do meu amor por livros. Olha que genial! 
E por fim, lá vem os elefantinhos! Eu disse que eles fazem as pessoas sempre lembrarem de você!
Imagens: Casa e Jardim

Esses apoios de livros, cheios de charme, são feitos pela artista americana Sandy Vohr. Também servem como peso para papel ou simplesmente para enfeitar uma estante ou uma mesa. Quem quiser me dar a dica é escolher os elefantes, prometo que nunca esquecerei de você (colou?). Brincadeiras à parte, quem quiser sugerir algo para o blog é só enviar um e-mail para anapaula@homedocehome.com.

#decoração

Ontem era para eu ter publicado a seção Decoração no Twitter, mas foi o primeiro dia de aula do curso "Criação de Blogs, Sites e Portais no Wordpress" que por sinal adorei e estou super empolgada! Tudo que eu aprender vou aplicar aqui no Home, aguardem!

Vamos então conferir hoje os links super interessantes que rolaram no Twitter essa semana! 

  1. Quer entender sobre tipos de lâmpadas? - @arqdeisesoares Led? AR111? Par? isso é estranho? entao fique sabendo!!! http://bit.ly/cwSyZa 
  2. Monte sua casa!@ObraVip Autodesk ( a empresa que criou os versáteis autocad e 3Dmax) lança programa de decoração online e free: http://www.homestyler.com/designer 
  3. Alerta! Sua calçada é responsabilidade sua. - @Casadfazdconta Cuidado! http://migre.me/wF5p A culpa vai ser sua!
  4. Cores - @TintasCoral http://twitpic.com/1flwfd Combinação entre amarelo e laranja traz equilíbrio e clima agradável. Na foto: Junquilho Amarelo e Terra Egípcia.
  5. Olha aí o tecido na parede - @CasaeJardim:Que tal combinar o tecido da parede com o jogo de lençol?http://bit.ly/azPYOu.
  6. Dicas - @Telhanorte Dicas para #construir e #reformar - http://is.gd/b9Jw4.
  7. Reciclagem - @peqempresas Edifício em Taiwan é feito com 1,5 milhão de garrafas de plástico: http://migre.me/wsvC

We heart it Friday - sofás

Vocês lembram da seção We Heart it Friday aqui do blog? Pois é, ela andou sumida, mas não esquecida e voltou nessa sexta com um especial sobre sofás. É sim, o protagonista das salas de milhares de casas do mundo está dando as caras novamente aqui no blog e com inspirações para todos os gostos. Afinal, não escrevo esse blog pensando só em mim (meu lado egoísta não falou mais alto). 

Vocês sabiam que sofá foi originalmente um trono dos governantes árabes e tem existido desde a antiguidade, entre os nobres do Oriente Médio (arebaba!). Já na sociedade romana os sofás eram colocados ao redor de uma mesa baixa, e os homens descansavam enquanto comiam (enquanto isso as mulheres se sentavam em cadeiras convencionais...o ó né). Ele era originalmente um móvel elitista e só na época da industrialização que se converteu em um artigo imprescindível dos cidadãos nas casas de classe média e baixa ( tudo lá do Wikipédia, viu). Lá em casa faço que nem os Romanos e sento nele durante as refeições assistindo televisão (sinto vergonha de dizer isso, mas tenho sim esse hábito horroroso e nada saudável). Chega de blablabla e vamos ao que interessa, nossa galeria inspiradora!

Esse me chamou a atenção pela estampa! Achei tão moderno!
Já esse é dos mais simples, coberto com aquela famosa capa de sofá. Mas as almofadas dão todo um charme!
Não me pergunte o motivo da escolha desse! Até agora não simpatizei com ele, mas acredito que alguém possa gostar!
Achei esse ambiente tão a cara do A casa que minha vó queria!
Esse sofá chamou minha atenção! Achei engraçado essa cara de caixote de feira!
Como dizem em blogs de moda por aí...tudo trabalhado no p&b!

Do carro direto para casa

Gente como rendeu o post dos tecidos e tem super dicas nos comentários. Vale a pena conferir! Adoro quando vejo essa interação rolando por aqui, a cabeça borbulha de ideias. E tem uma super coincidência que aconteceu através desses posts, mas depois eu conto em uma próxima postagem (suspense). Tô que nem novela, fazendo as coisas por capítulo.

Mas vamos ao que interessa, decoração. Meu blog está funcionando como um bloco de notas para tudo que quero fazer na minha casa. Quando me mudar é só ligar o computador e reler tudo que já escrevi por aqui (muitas de vocês fazem a mesma coisa). Por esse motivo, quando vi essa criação, pensei cá com meus botões, quero ter um desses na minha sala, no meu quarto e no escritório (rsrsrsrs...exagerada). Noivo quando souber vai já querer trocar os pneus do carro (tomara que ele não leia hoje...tá ele quase não lê, disse que entra só para fazer número, posso com isso?). Pode até ser que vocês já tenham visto isso em algum lugar, mas eu não podia deixar de trazer para cá. Achei que fica tão lindo. São pufs feitos com pneus de carro. 

Material

  • 2 pneus de carro aro 13
  • Furadeira
  • Espuma fina de poliuretano de 1,00 x 1,75m
  • 3 parafusos
  • Feltro macio, plush ou outro tecido de 1,80 x 1,00 m
  • 6 arruelas de metal
  • Fleece (tecido de fibra térmica)
  • 3 porcas
  • Círculo de madeira prensada de 35 cm de diâmetro e 1 cm de espessura
  • Grampeador de parede
  • Papelão com 35,5 cm de diâmetro e 1 mm de espessura
  • Grampos
  • Cola universal ou cola de contato
  • Linha de algodão grossa
Como fazer 

Prenda um pneu no outro internamente, fazendo três furos equidistantes com a furadeira nas laterais internas dos pneus de forma que os furos coincidam. Passe os parafusos e prenda com as porcas e arruelas.




Envolva os pneus com a espuma e vire as sobras para o centro.Use a cola para fixar e depois grampeie por dentro, na parte inferior e na superior. Repita a operação com o tecido. Com a linha de algodão faça uma espécie de costura interna das bordas do revestimento, de alto a baixo para reforçar.


Forre a madeira que servirá de assento com o fleece e depois  a espuma e cole virando as beiradas para o outro lado. Grampeie para deixar bem firme.Cubra com  mais uma camada de espuma e depois com o tecido e fixe da mesma forma. Dê acabamento colando no avesso o recorte de papelão. Coloque o assento centralizando num dos orifícios do pneu e fixe com a cola universal.


Fonte: Bem Simples

Achei tão charmoso e parece não ser tão complicado fazer! Pelo menos eu acho, tenho algumas adaptações, ideias que surgiram na caixola, mas que só posso saber na prática. Como por exemplo fazer um criado mudo ou mesmo uma mesinha. Alguém aí já fez esse passo a passo? Conta pra gente!

Postar ou não postar...eis a questão

Estava super, hiper, mega empolgada com o desdobramento do post anterior, falando sobre a aplicação de tecidos na parede e já reunindo mil e uma referências para o post de hoje (culpa da @vanessairaty).Quando de repente, não mais do que de repente surgiu alguém que me freasse e que passou uma dica que precisa ser levada a sério. Afinal a pessoa que deu esse alerta é uma profissional (entende muito, mais muuuuuuito mais do que eu do assunto).

Eis a dúvida...dar continuidade ou não no post? Resolvi (olha que sou uma pessoa indecisa, mas consegui decidir rápido esse impasse) publicar as ideais e o alerta junto com diquinhas para quem for se arriscar (vocês  não devem está entendendo nada...não mude de canal que já explico). 

Vamos por partes! A @vanessairaty (ganhadora da última promoção) deixou um comentário perguntando se eu tinha alguns modelos para postar sobre a ideia de substituir a cabeceira da cama por tecido aplicado na parede. Lá fui eu atrás de referências para tornar mais clara a ideia para vocês (faço tudo que vocês me pedirem...pensando bem, quase tudo!). Para minha infelicidade foi um pouco difícil, encontrei várias coisas, mas nada exatamente igual ao que tenho em mente.

Montagem: tecidos da Picnic.
Tudo lindo e maravilhoso, mas recebi uma dica muito pertinente da arquiteta Marília que me fez refletir bastante sobre essa escolha, já que meu noivo sofre com problemas respiratórios (ele é asmático):

Oi Ana Paula, eu acho lindo mesmo o uso de tecido na decoração (e as produções da Rafaela são realmente um lux), mas sendo arquiteta e, considerando minha pequena e humilde experiência como dona de casa, tenho algo a acrescentar. Eu imagino que uma parede revestida com tecido deva juntar muito mais poeira que uma com papel de parede. E isso, quando você tem a experiência de limpar uma casa e ver o funcionamento das coisas com o passar do tempo, parece não ter a menor importância, mas para pessoas com rinite, como meu marido, isso faz toda diferença. Fico imaginando a gente dentro do quarto com ar condicionado e respirando a poeira dessa parede....no começo é linda e maravilhosa....mas você deve sempre pensar em decoração considerando o longo prazo. Eu não dava a mínima importância a isso, mas agora eu dou. Fica a dica!!

Muito legal esse comentário da Marília e a saúde do meu noivo agradece. Mas para quem é mais saudável do que ele, resolvi trazer algumas dicas de limpeza em superfícies de tecido. 

A aspiração do pó deve ser feita semanalmente e a remoção da sujeira mais pesada, com uma bucha de cerdas macias (como a de fibra de coco) e água, com um pouco de detergente neutro. Finalize com um pano para tirar a umidade superficial. Em tecidos delicados, faça movimentos suaves.

Repetir o processo se ainda restar sujidade é a dica de Adriano Seixas, da Dream Wash, prestadora de serviços de limpeza e conservação de tecidos e ambientes. Ele lembra que é importante só usar produtos neutros, evitar os alcalinos e os à base de cloro, que podem manchar.

Fonte: IG

Marília se você ler esse post queria entrar em contato com você (envia teu e-mail para anapaula@homedocehome.com). Ah...não é a primeira vez que falo sobre cabeceiras, confira aqui e aqui.

Tecidos, tecidos e mais tecidos

Não é de hoje que a decoração ganha um aliado prático e muitas vezes econômico, o tecido. E também não sou o primeiro e nem serei o último blog a dedicar algumas linhas para a mágica que ele faz em ambientes. Um dia desses navegando pela web achei um blog muito bacana da Picnic Brasil, que possui uma linha de tecidos que fazem você se apaixonar. Não sei quanto a vocês, mas aqui em Fortaleza, não encontro nada nesse estilo e penso em usar tecido no lugar dos caríssimos papéis de parede. Uma das ideias é fazer a cabeceira da minha cama com um tecido lindo e maravilhoso.
A Rafa Fajardo, do Casa Montada, sempre mostra aplicações de tecidos na decoração com vídeos super legais ensinando o passo a passo. E as lindezas que ela usa são do IKEA (ah como queria uma lojas daquelas aqui na esquina). Ela é quem está despertando esse meu amor por tecidos. Falando em vídeos, achei esse no Casa.com.br ensinando justamente a aplicação na parede. Confere só!


Quero deixar claro que a Picnic não pagou para eu falar dela e que o Home Doce Home sempre deixará claro quando se tratar de um publieditorial, combinado?!

Post da Lei Seca

Enquanto não temos nossa casa (digo apartamento) eu e meu noivo temos ideias mil de como queremos nosso futuro ninho de amor (tá certo, tá meloso né!). Eu acabo tendo mais ideias do que ele, até porque a noção de decoração dele é um tanto quanto duvidosa (dá até medo). Mas uma coisa é certa, teremos um bar em nosso lar.

Certa vez olhando imagens de casas para alugar encontramos uma que já vinha com bar e tudo, e a ideia do proprietário da casa estava genial, por que ele aproveitou bem um canto de uma parede, sem tomar tanto espaço da sala. Ficou um bar usual e elegante. Pena que não fiz o favor de salvar a foto, nessa época a vontade de ter um blog era apenas uma ideia.

Íamos até realizar um chá bar antes do casório, junto com o chá de panela. Mas por motivo de força maior cancelamos (R$). Aos poucos compraremos os apetrechos para deixar nosso bar super completo. Meu noivo já tem várias garrafas diferentes de bebidas e uma coleção de latinhas de refrigerantes de vários países (um dia mostro essa coleção dele). Pensando nisso, listei algumas fotos de bares feitos em casa para servir de inspiração futura (noivo vai amar esse post).
Ah lembrando...se for beber não dirija, viu! Respeite a sua vida e a dos outros!

Imagens: Casa.com.br, Blog 1ª Mão, Estilo de Casa e Google Imagens.
Related Posts with Thumbnails
top