Palavra de quem entende

Voltamos com a nossa sessão de entrevistas e o nome da vez é a arquiteta Deise Soares. Conheci a Deise através do twitter e conversamos muito no 1º Encontro Virtual de Blogueiras. E a partir de nossa conversa pensei em convidá-la para o Palavra de quem entende. Durante nosso bate-papo no encontro ela tirou várias dúvidas e contou curiosidades sobre a profissão. Afinal, são cinco anos de experiência em arquitetura, já que se formou em 2005, pela Universidade do Vale do Rio Do Sinos (Unisinos). Deise descobriu desde pequena sua profissão e hoje procura, em cada trabalho, a união perfeita entre estética, funcionalidade e economia, atuando com versatilidade em projetos arquitetônicos, reformas, incluindo projetos de interiores.



Home Doce Home - Como você descobriu seu interesse por Arquitetura?

Deise Soares - Foi desde muito pequena...eu nem sabia exatamente o que era arquitetura...mas eu amava desenhar e tinha uma coleção de livros de projetos feitos em aquarela e aquelas imagens me impressionavam. Mas, na 6ª série, quando fiz desenhos de observação de janelas de casas antigas como um trabalho de artes foi quando falei a 1ª vez...eu vou ser arquiteta!! Fiz então na mesma escola o curso técnico de desenhista de arquitetura, e reforçou ainda mais o que eu queria! Embora arquitetura não exija saber desenhar, foi ali que tive as primeiras ideias de que arquitetura era mais que só expressão gráfica, e sim era uma arte!

HDH - Quais são os maiores desafios da profissão?

DS - Como qualquer outra, o início depois da faculdade é uma incerteza. Mostrar ao mercado que você está apto a ser um bom profissional, conseguir clientes, e acima de tudo, a valorização do profissional! No dia a dia da profissão os desafios são diários, cada dia é um cliente com valores diferentes,  projetos com pedidos completamente opostos, mas é isso também que é apaixonante, pois faz o que o arquiteto mais gosta, por a criatividade a funcionar!

HDH - Muitos acreditam que é caro contratar um profissional para a decoração da casa e planejamento de uma obra. Como lida com essa espécie de preconceito de que esse serviço é para poucos?

DS - Esse tipo de pensamento encontramos todos os dias. Muitos confundem que bom gosto, bons projetos e soluções são sinônimos de gastar muito. Ou que o arquiteto é aquele cara chato que bate o pé que o projeto deve ser assim ou assado. Um bom profissional ajudará a definir prioridades, comparar opções e fazer as escolhas certas. Com algumas trocas de ideias, bons trabalhos e soluções em projetos, essa ideia já fica no passado. Alias muitos pensam assim, por que não sabem exatamente onde em seu projeto se encaixa o arquiteto, e eu já lhes dou a dica: desde o início! Arquiteto é um profissional completo, qualificado para lhe acompanhar desde aquele sonho começar das ideias para o papel, até quando ele for colocado em prática! Ahh e não importa quanto tempo isso demore!

HDH - Existe uma febre de surgimento de blogs sobre decoração, o que acha que fez tantas pessoas se interessarem pelo tema?

DS - Isso é um reflexo de que como costumo dizer...de arquiteto, medico e louco todo mundo tem um pouco!!! Afinal, todos vivemos a arquitetura, cidades, turismos, tudo é arquitetura! A decoração entra junto, pois é no seu espaço que você pode começar uma grande mudança! E isso é prova de que boa arquitetura, bons projetos de interiores nem sempre precisam de luxo e grandes gastos!
HDH - Quais benefícios um blog traz para um profissional como você?

DS - Além da divulgação, que é importante para o profissional, o contato com as pessoas é ótimo, pois tira o mito de que o arquiteto é um artigo de luxo, que só usa materiais caros, móveis de grifes, e também porque a troca de idéias ajuda a ver outros pontos de vista: de como o cliente vê a arquitetura e decoração!
HDH - Que dicas daria para quem pensa em contratar arquiteto?

DS - Primeiro de tudo pesquise e escolha profissionais com quem você tenha afinidade, não escolha por modismos, por valores... Faça orçamentos, mas saiba que cada profissional tem um modo de trabalho, porém é o seu estilo que tem que prevalecer, afinal a casa é sua!  Explique o que você deseja com toda sinceridade, e do jeito que você entende...nós estamos ai é para  por suas ideias em prática da melhor maneira! Sejam ideias econômicas, ou extravagantes!

HDH - Que aptidões a pessoa deve ter para seguir essa profissão?

DS - Arquitetura não é decoração, é uma expressão de arte aliada a técnica! O arquiteto é um prestador de serviços, tem que saber que antes dos seus ideais, vem o sonho do cliente ! Tem que ver em cimento, brita e tijolos, uma obra de arte! Tem que ter o sentimento de um artista, um artista que vai entrar todos os dias junto com seus clientes em suas casas, vai interagir na cidade, no visual urbano! Decoração é tudo aquilo que usamos para deixar a arquitetura mais confortável, é a parte da função combinado com a forma!

 
Imagens: Deise Soares

E aí gostaram? Querem saber um pouco mais sobre a arquiteta? Confiram o seu site com mais imagens de seus projetos e o seu blog, Arquitetanto Ideias. A Deise participará dos nossos encontros virtuais tirando as dúvidas de vocês. É só não perder o próximo! E qual tema vocês gostariam de conversar no 2º Encontro Virtual de Blogueiras? Deixe sua sugestão nos comentários!

6 comentários:

Unknown disse...

Oi amiga, amei aquela mesa quadrada com duas cadeiras em cada lado! é exatamente uma assim que ando querendo aqui pra casinha, porém vai ter que ficar mais pra frente, uma vez que a grana anda meio curta... quem sabe até o fim do ano né! rs

Beijocas e linda semana =]

Anônimo disse...

Ola Ana!! Adorei te conhecer, e brigadão pela oportunidade!!! Com certeza manteremos contato!! Espero que todas gostem!!
beijos!!

Anônimo disse...

Ai, minha entrevistadora das estrelas lindinha...adorei o post...ano passado quase me inscrevi em arquitetura, mas, pesquisei um pouco e cheguei à conclusão do que a Deise falou aí em cima: arquiteto não é decorador...tem que lidar com tijolo...cimento...aí em desistí...rsrs...muito bacana essa entrevista, e vc, como sempre uma ótima jornalista!

Beijooooo!

BilaCaldas disse...

Parabéns pelo post ANA!

Rossy Dias disse...

OLá Ana bacana essa entrevista.Eu adorei porque adoro arquitetura apeesar de não entender nada mas tenho um sonho ainda meio indeciso:arquitetura ou design de interior.
bjocas

Ly Mello disse...

Mas Aninha, esse blog tá muito chiquetoso! Uhuuuuuuuuuu!
A entrevista foi maravilhosa! A Deise é uma linda, espero que tenha muito sucesso na profissão!
Tão bom quando a gente trabalha naquilo que gosta, né?

Parabéns amoreco!

Adoooooro vc!

Beijocas.

Related Posts with Thumbnails
top