Palavra de quem entende

Ela é formada em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) desde 2002 e associada à Associação Mineira de Decoradores de Nível Superior (AMIDE). A entrevistada da vez, do Palavra de quem entende, é a profissinal e blogueira Carol Carneiro. Em seus projetos, Carol busca sempre a personalização dos espaços e, para isso, utiliza móveis e adornos exclusivos, alguns criados por ela mesma (confira suas criações na sua loja virtual), como peças de cerâmica e materiais reciclados. Ela literalmente põe a mão na massa! Não é à toa que estará nas edições de abril, junho e outubro da revista Habitat. Mas antes, confiram sua entrevista aqui no Home Doce Home.

Home Doce Home - Por que Design de Ambientes e não Arquitetura?
Carol Carneiro - Tenho prazer em trabalhar com decoração, mudar layout da casa das pessoas deixando ainda mais chique, prática, aconchegante e com a cara de quem vive ali. Gosto do paisagismo e penso que toda casa (ou apartamento) deve haver uma planta natural trazendo mais vida e boas energias! Admiro quem constrói pensando em uma boa estrutura e estética e ainda projeta no estilo do cliente.... mas não me vejo construindo. Adoro criar (como já tenho minha futura casa todinha criada em mente. Sou capaz até de desenhá-la, mas não de construí-la.) e fazer acontecer. Fico orgulhosa em ver o projeto bem executado e o cliente satisfeito!

HDH - Quando descobriu sua paixão por essa profissão?
CC - Desde nova as amigas da minha mãe (algumas decoradoras, inclusive ela.) iam lá para a casa e faziam a maior “farra” mudando o layout dos ambientes. Era um tal de arrasta sofá pra cá, carrega mesa pra lá...e eu ali, sempre observando e palpitando. Quando faziam o mesmo na casa das outras amigas também me chamavam. Acho que isto fez aflorar em mim o desejo de ser uma designer de ambientes, mas também acredito que está no sangue  e que eu apenas desenvolvi este dom.

HDH - Pontos positivos e pontos negativos de se trabalhar com o lar de outras pessoas?
CC - PONTOS POSITIVOS: o fato de saber o dia a dia e os costumes do cliente, trabalhando com seu íntimo te aproxima mais do (a) cliente. Isto cria um “laço”, uma certa confiança, entende?! A cada projeto aprendo mais. Refiro-me ao mobiliário e estilo, pois somos obrigados a estudar e nos atualizar sempre. Além disso, aprendo a lidar com pessoas com necessidades e gostos completamente diferentes. Cada cliente é único e merece atenção especial.
PONTOS NEGATIVOS: Não vejo pontos negativos. Penso que cada trabalho é uma nova experiência e toda experiência é válida.

HDH - Qual a função de um designer de ambientes?
CC -
O Designer de Ambientes trabalha com ambiente interno (decoração dentro de casa) e externo (paisagismo). Estamos aptos a fazer reformas (desde que não quebre paredes. Somente com autorização de um arquiteto ou engenheiro após análise.) levantar paredes (caso seja estrutural deve ser feito juntamente com arquiteto). Enfim, trabalhamos com o que se refere a decoração, ou seja, desenhamos móveis, especificamos materiais orientando o cliente do mais apropriado para aquele tipo de ambiente. Além de projetar respeitando as medidas padrões para oferecer maior conforto e ergonomia aos moradores. Conclusão: um bom Designer de Ambientes projeta: estética, praticidade, funcionalidade, conforto e segurança.

HDH - Se você não seguisse essa função, qual seria sua outra opção?
CC -
Design de Modas ou Educação Física. Adoro me vestir bem... com apenas uma roupinha básica e abusando dos acessórios saio feliz da vida! Estou sempre inventando moda e assim mostro quem sou: uma pessoa simples que gosta de detalhes que fazem a diferença. Quanto a outra opção, educação física, sempre gostei de praticar atividades físicas. Talvez por ser muito ativa, agitada seja uma forma de extravasar. E no final, sentir os efeitos liberados pela Endorfina ...é muito bom!

HDH - Qual projeto mais gostou de trabalhar e por quê?
CC -
Foi uma cobertura. O cliente estava disposto a investir no conforto e beleza, afinal, era seu sonho. Fiz home theater super confortável, na área externa um deck com SPA, ducha e churrasqueira, além de um único quarto com 3 funções: hóspedes, escritório e estúdio com palco para tocar bateria. O resultado foi um apartamento aconchegante e requintado. Com detalhes personalizados. Tudo feito sob medida para sua comodidade.

HDH - Que dicas você pode listar para quem quer seguir essa profissão?
CC -
Exerça sua profissão com amor e procure passar isso para seus clientes executando um bom projeto. Trabalhe com responsabilidade respeitando as normas e o estilo do cliente. E lembre-se: trata-se de um sonho!
fonte: Espaço.com

8 comentários:

Arq Deise Soares disse...

Mas ohh que não é nossa colega fiel dos encontros de bloguerias de decor!!!! Ahhhhh ehhhhhhh Carol Carol Carol!!! Otima colocação entre a diferença de profisionais!!!

bjokas e sucesso pra Carol e pra vc Ana!!!

Rita Vieira disse...

Adorei saber um pouco mais sobre essa profissão e penso em cursar um dia! beijoca!

Dona Amélia disse...

Muito legal a entrevista! Confesso que não sabia muito bem sobre a diferença. ;o)

Xêros

Paty

Edna Sucar disse...

Gostei da entrevista, interessante.
Bjks e boa semana.

Carol Carneiro disse...

Ana, adorei! Ficou ótimo! Arrasamos juntas no seu super blog que só traz postagens bacanas e novidades! Amei me ver toda chick no "Palavra de Quem Entende"! Muito obrigada pelo convite em participar e será sempre um prazer trocar idéias com você, uma jornalista competente! Daqui a pouco tbm quero a sua participação no meu, falando um pouco sobre vc, ok! Aguarde, amiga, será um sucesso!!!
Como andam preparativos p/ "casório"? É uma correria danada, né! Se fosse aqui em B.H. eu te dava umas dicas, mas...te desejo boa sorte, gata!
bjs: Carol Carneiro

Sobre nós dois... disse...

Olá, tudo bem?

Estamos tentando fazer uma promoção, mas ainda não saiu do planejamento.. então se você quiser dar uma passadinha e se possível, colaborar com nossa pré-pesquisa, agradecerímos muitíssimo.

Um xero bem grande e fica na paz.

Amanda / Raffi.
http://www.sobrenosdois7.blogspot.com

Odontoquality disse...

Olá, adorei a entrevista com a Carol. O Home Doce Home sempre trazendo coisas legais e informações ótimas!
Nós amamos tanto que linkamos o blog lá na lateral do nosso blog também!
E vamos segui-los, pois o material é muito bom!

coreglamour disse...

Parabéns pela entrevista com a criativa amiga Carol,além de ser tão especial nos passou boas e interessantes dicas!Bjos Carol e muito sucesso!
E pra Ana meus parabéns pela entrevista e um prazer enorme te conhecer!
bjinhos♥♥

Related Posts with Thumbnails
top