Olha o passo do elefantinho

Não recordo exatamente (e olha que tenho memória de elefante) quando comecei a despertar um amor por esse animal. Dizia que um dia ia andar em cima de um, que nem na novela Caminho das Índias. Só sei que ele passou a ter um significado especial quando li em um livro (putz...justo hoje minha memória implacável resolveu falhar) do qual também não recordo qual era (tenho um fator a meu favor, lia muitos livros quando criança) que quando você dava um elefante para uma pessoa ela nunca esquecia de você!

Isso virou minha marca registrada. Na adolescência eu e minhas amigas de escola trocávamos cartas, mesmo passando o dia juntas (e ainda os finais de semana, às vezes) sempre tínhamos o que dizer umas as outras, só pelo prazer mesmo de escrever. E eu passei a colocar imagens de elefantes nas minha cartinhas, achava que assim elas sempre seriam minha amigas (soou carência?). Não sei se elas ainda tem essas cartas, eu tenho todas, guardadas em uma gaveta (querem ver?). Calma...que bateu a nostalgia! Tempo bom, viu!

E vocês devem está se perguntando o que isso tem a ver com o Home? Ah é...vamos ao assunto! Minha paixão pelos elefantes não foi embora, e quero ter alguns na minha casa. Porque além desse significado, ele traz outros bens legais para nosso lar. Lembrei disso, essa semana ao ler o Canto do Feng Shui, da querida Cris Ventura e ver a sessão "Animais e Feng Shui", cujo o primeiro animal abordado foi...adivinha? Pois é, pesquisei também no dicionário de símbolos (saudades das aulas de semiótica) e olha o que diz:

"O elefente é a montaria dos reis. Simboliza, dessa forma, o poder de reger. A paz e a prosperidade são o efeito desse poder estabelecido. É o símbolo de estabilidade e imutabilidade. A ioga costuma atribuir o elefante a um dos chakras (muladhara), que corresponde ao elemento terra.

O elefante, ainda, remete a imagem de Ganesh, deus hindu da ciência e das letras. Possui corpo de homem, que representa o microcosmo, a manifestação e possui cabeça de elefante que representa o macrocosmo. Dessa forma, o elefante é, paradoxalmente, considerado o começo e o fim ao mesmo tempo.

Foi de um filhote de elefante que Maya concebeu seu filho (Ganesh) e, nesse caso, o elefante tem um significado angelical.

Em alguns lugares, quando posicionado acima de uma pilastra, o elefante evoca o Despertar.

É também considerado como um animal cósmico, visto que se assemelha à estrutura do cosmos: quatro pilares sustentando uma esfera.

Na África, simboliza a força, a prosperidade, a longevidade e a sabedoria."
Ainda virá mais elefante aqui para o blog, mas é surpresa, viu! Aguardem! E para vocês não esquecerem de mim, que tal um elefantinho?

13 comentários:

Unknown disse...

Oi Ana,
Que coisa mais linda esses elefantes! Amei todas as idéias! Esse de peso de porta é uma graça!
Beijos!!!

Unknown disse...

Ah, que legal! Amei o peso de porta! muito fofo.
Vc gosta de um bichinho mais incomum.
Adorei.
Bjos

Patrícia Gomes disse...

Ah, elefantinhs são tudo de bom, tb adoro, e espero que ganhe o cestão. rs

Xerinhos, frô!

Paty

Anônimo disse...

Você já está sabendo da promoção que está acontecendo no nosso blog?
www.sobrenosdois7.blogspot.com

Nós adoraríamos ter a sua presença neste "evento" hehehe...

Vai ser apenas uma semana para a divulgação e sorteio.

Um xero bem grande e boa sorte!

PS: Dá esse jotalhão pra mim?? hehehe muito fofo!!

Anônimo disse...

Oi Flor, tudo bem?
Como é que tu tá?
Faz tempo que a gente não se fala né?
Pois é, resolvi fazer uma promoção pra movimentar o bloguicho.
A promoção está acontecendo no sobrenosdois, com os ítens expostos no manualidadesminhas.
Foi até bom você falar, pois acabei misturando as coisas, mas já ajeitei tudinho viu?

Espero que fique bem explicado agora.

Fique à vontade para participar, e pode escolher à vontade.

Xero pra tu e boa sorte!! =**

Gisley Scott disse...

Olá :)
Muito bom passar por aqui e saber que vc é de Fortal :) - saí dessa terra boa pra começar uma nova vida na cidade do rio, Jacksonville.

Ouvi falar que os elefantes são animais bem família, tb extremamente sensíveis e defensores de todos aqueles a quem amam. É verdade? :)

Carol Carneiro disse...

Oi, gata! Quando vi este elefante, na mesma hora me lembrei daquele da massa de tomate! Muito fofo!!!
bjs: Carol

Ale Royer disse...

Oi Ana!Eu também tenho uma paixão especial por eles, são um dos meus animais preferidos (olha que amo todos)rsrs
Esses tempos deu uma reportagem linda sobre os elefantes no globo repórter e eu quase morri chorando quando mostraram a história de um filhote que foi resgatado, ficou cego e meses depois acabou morrendo...
bjsss

Anônimo disse...

Adorei o post! Lembrei muito da nossa época de colégio, saudades mil!!! Ainda tenho as cartinhas SIM!!!
Tb adoro os elefantes! Recentemente vi no Globo Repórter que os elefantes possuem realmente boa memória e mesmo depois de passar vários anos sem ver outro elefante com quem conviveu, quando se reencontram, ele é capaz de lembrar na hora que já conviveu com aquele animal, as brincadeiras, essas coisas...
Bjão, viu?!

Ana Paula Almeida disse...

Gisley, tente deixar um comentário no seu blog, mas não consegui. Que por sinal adorei viu! E já sou seguidora! Quanto aos elefantes, eles são sim super família e protegem a qualquer custo um outro elefante da sua manada! Ah adorei saber sobre mais uma conterrânea minha! bjos

Blog disse...

Muito fofinhos os elefantes! Adorei! :D E vc já viu o zoo de Lujan, na Argentina? Dá para fazer carinho nos animais e até andar neles. Vc não precisa ir até a Índia pra realizar esse sonho. ;) Bjs!

Cecy Vila Real disse...

adoro elefantinhos.. me lembra o DUMBO!! minha infância xD

Achados de Decoração disse...

Que coincidência! fiz um post sobre elefantes na decoração e vai sair mais tarde!! bjs

Related Posts with Thumbnails
top